Açude Velho

0
Seja o primeiro a fazer uma avaliação
R. Dr. Severino Cruz, Centro, Campina Grande - PB
Açude Velho
Seja o primeiro a fazer uma avaliação

Açude Velho

R. Dr. Severino Cruz, Centro, Campina Grande - PB

Sobre

Açude Velho é um corpo hídrico localizado no centro da cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba, Brasil. Foi inicialmente uma fonte de abastecimento de água para Campina Grande e região. Depois, quando a cidade passou a ter abastecimento...

Açude Velho é um corpo hídrico localizado no centro da cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba, Brasil. Foi inicialmente uma fonte de abastecimento de água para Campina Grande e região. Depois, quando a cidade passou a ter abastecimento encanado de água, sua finalidade inicial se perdeu,e, hoje, é um cartão postal e patrimônio histórico da cidade. É às suas margens que está localizado o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. História O Açude Velho foi o primeiro açude da cidade de Campina Grande e foi construído por causa da seca que o Nordeste enfrentou de 1824 a 1828. Assim, a construção do açude pelo governo provincial paraibano foi iniciada em 1828 e concluída em 1830, sendo, por quase um século, o maior açude da região de Campina Grande. Antes de sua construção havia um curso d'água denominado "Riacho das Piabas". Mais tarde, nos anos de 1845 e 1877, a região passou por outra grande seca, tendo sido o Açude Velho importantíssimo como fonte de água para a população. Não somente os campinenses se beneficiaram com ele, mas também habitantes de outros municípios da Serra da Borborema. Hoje em dia, o Açude Velho constitui talvez o mais famoso cartão postal da cidade. Outros açudes vieram a ser construídos mais tarde, nomeadamente o Açude Novo (1830) e o Açude de Bodocongó (1915). Em 1841 o Açude Velho veio a ser reconstruído. Monumentos As estátuas intituladas de "Os Pioneiros da Borborema" de autoria do escultor Abelardo da Hora foram inauguradas no dia do centenário da cidade, como uma homenagem, no dia 11 de outubro de 1964. A construção do monumento foi decidida por quase unanimidade entre os integrantes da comissão responsável pelas comemorações dos 100 anos de emancipação política de Campina Grande. Houve coleta de sugestões com a população para as comemorações. O monumento é constituído de três figuras representativas: o índio, a catadora de algodão e o tropeiro. O índio representa a origem primitiva da cidade e sua força de luta. A catadora de algodão representa a força da mulher e o acentuado desenvolvimento industrial da cidade gerado pelo Ciclo Algodoeiro na Paraíba. O tropeiro personifica a conquista da região, o comércio e a resistência do povo campinense. O monumento tem sua frente em direção ao nascer do sol, demonstrando o progresso e a esperança com o futuro. Por muitos anos as estátuas indicavam a chegada à Campina Grande para quem chegava da capital e outras cidades do leste.

Localização

R. Dr. Severino Cruz, Centro, Campina Grande - PB
Facilidade para acha uma vaga para estacionar na Rua Dr. Severino Cruz
Obter direções

Dicas

05 fevereiro, 2019
Hidratação para cabelos cacheados

Você já sabe que para deixar seus cachos definidos, soltos e com volume, é necessário manter uma rotina de cuidados. Desde a hora da lavagem até à finalização, é preciso saber que tipo de nutrientes necessita e quais os produtos indicados.

Por Redação
05 fevereiro, 2019
Truques e dicas caseiras para o rosto

Toda mulher conhece aqueles truques de beleza caseira, para dar um up no visual, de maneira prática e simples. Pois para aumentar o seu repertório, vamos te encher de novas dicas.

Por Redação
05 fevereiro, 2019
Truques e dicas caseiras para o cabelo

Toda mulher conhece aqueles truques de beleza caseira para dar um up no visual de maneira prática e simples. Pois para aumentar o seu repertório, vamos te encher de novas dicas.

Por Redação
05 fevereiro, 2019
6 passos para fazer a sobrancelha em casa com perfeição

Dicas para fazer a sua sobrancelha de maneira perfeita em casa! Para ficar com um olhar harmônico e delicado, o desenho das sobrancelhas é mais importante do que você imagina.

Por Redação

Noticias

11 março, 2019
Abertas inscrições para o concurso da Prefeitura de Princesa Isabel, PB

Inscrições para 222 vagas devem ser feitas pela internet, no site da organizadora, ou presencialmente, em um ponto instalado na Prefeitura de Princesa Isabel.

11 março, 2019
Seleção para Prefeitura de Santa Terezinha, PB, abre inscrições

Há vagas para todos os níveis de escolaridade e as inscrições seguem até o dia 29 de março.

11 fevereiro, 2019
Homem se envolve em acidente e é preso por embriaguez e posse de arma de fogo em Alagoa Grande/PB

Os policiais foram informados por um motoqueiro que um homem conduzindo um veículo Ecosport teria colidido na sua moto e que ele aparentava estar embriagado.

Por Redação
11 fevereiro, 2019
Jornalista Ricardo Boechat morre em queda de helicóptero

O jornalista Ricardo Boechat morreu na queda de um helicóptero, no fim da manhã desta segunda-feira (11), na Rodovia Anhanguera, em São Paulo.

Por Redação

Faça o download do nosso aplicativo