COMO COZINHAR MILHO VERDE


Parece brincadeira, mas eu juro que fazer o milho verde cozido perfeito tem seus segredinhos. Muita gente começa errando na escolha do milho. O ideal são espigas com grãos de tamanho uniformes, macios e mais clarinhos, como esses da foto acima. A casca que vem com a espiga deve ser verde e fresca e não com aparência de “palha seca”.

O primeiro passo para preparar o milho cozido perfeito é limpá-lo bem. Retire a casca (ou palha) e os cabelos. Você pode fazer isso usando apenas as mãos, mas uma escovinha daquelas de roupa ou uma escova de dentes (para essa finalidade, claro) podem ajudar. Lave as espigas em água corrente.

Coloque as espigas na panela de pressão. Não precisa cobrir completamente com água, apenas metade das espigas ficando submersas já é o suficiente.

Adicione uma colher (sopa) rasa de açúcar na água. Dica da Rita Lobo que faz toda a diferença! Ela não explicou as razões do açúcar, mas eu acho que o milho mais adocicado contrasta melhor com o sal que será adicionado somente no fim. Tampe a panela e leve ao fogo. Assim que pegar pressão você pode baixar o fogo e deixar por 10 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente, isso fará o milho chegar no ponto.

Você pode cozinhar o milho na panela normal. Neste caso o ideal é cobrir as espigas com água e manter fervendo no fogo por cerca de 1 hora. Adicionando mais água fervente quando ela baixar.

Depois de abrir a panela de pressão você pode retirar as espigas e adicionar o sal direto nelas, ou fazer da maneira que eu acho mais gostosa. Abra a panela (depois que sair toda a pressão), coloque duas colheres (sopa) de sal na água e leve novamente ao fogo (com as espigas). Deixe ferver por mais 10 minutos, agora fora da pressão. Esse processo serve para que o sal penetre na espiga.

Uma dica MARA. Usar manteiga temperada sobre as espigas. Quando eu estou inspirada eu faço essa manteiga com ervas que eu ensinei –> AQUI.

Quando eu estou preguiçosa (quase sempre) eu deixo a manteiga amolecer em temperatura ambiente e misturo esse temperinho (importado) que é alho em pó e parmesão. Fica bom demais!!! Você pode temperar a manteiga como quiser (páprica fica bom também). Milho verde cozido é das melhores coisas da vida né povo?


Tem dica boa sobre milho cozido? Compartilhe com a gente aí nos comentários!

Seja o primeiro a avaliar!


Adicionar aos favoritos

31 mai 2018


Por Vanessa Nunes