10 pequenos reparos que você pode fazer em casa, sem ajuda profissional


Fazer instalações, reparos e melhorias em casa é uma necessidade de todo mundo, desde o dia em que se muda para uma nova residência até o dia em que vai embora dela. Uma hora ou outra vai precisar instalar um chuveiro, troca uma torneira, pintar uma parede, colocar um quadro e muito mais.

Se você é do tipo que não sabe a diferença entre um martelo e uma chave de fenda, e prefere chamar um profissional, mesmo tendo que desembolsar uma grana para um serviço super simples, vamos mudar a essa ideia.

Veja como pode fazer 10 pequenos reparos e instalações na sua casa por conta própria, de um jeito fácil, sem ajuda profissional.

1. Fixar batedores de porta

Hoje em dia você não precisa mais furar o rodapé para fixar os batedores de porta. É possível comprar versões com cola adesiva e simplesmente colar no rodapé, impedindo que os trincos batendo com o vento estraguem a pintura da parede.

Você só vai usar tesoura, álcool e papel. Siga as instruções da embalagem e proteja todas as paredes com seus novos batedores de porta, que você mesmo instalou.

2. Desentupir pias

As pias têm sifões, que são aqueles canos sanfonados e é comum que cabelos ou pequenos objetos fiquem presos nesse cano, dificultando a passagem da água e causando entupimento. Para resolver é simples.

Embaixo da louça da pia tem a rosca que prende o sifão à pia. Coloque um pano de chão nessa parte, caso haja água, desenrosque a rosca do sifão, retire o que estiver obstruindo o cano (utilize luvas), limpe com uma escovinha se tiver excesso de sujeira e rosqueie de volta.

3. Instalação de lustres

Não precisa chamar um eletricista só para colocar seus lustres, desde que você tenha uma escada e faça o serviço com muito cuidado para não cair.

Antes de tudo, desligue a chave de energia para evitar qualquer choque. Isso é muito importante. Depois prenda com um parafuso o suporte do lustre na caixa de iluminação no teto. Desencape e junte as pontas dos fios e use fita isolante para cobri-las de volta.

4. Trocar o chuveiro

Da mesma forma que você fez para instalar os lustres, comece desligando a chave de energia. Dessa vez, feche também o registro de água. Desconecte os fios, desenrosque o chuveiro da parede, passe fita veda-rosca na ponta do cano do chuveiro novo e coloque no lugar do antigo. Ligue os fios que antes havia desconectado e passe fita isolante nas emendas.

5. Arrumar torneiras

Comece fechando o registro de água. Depois, com um alicate, solte a tampa superior da torneira, retire o parafuso que tem dentro usando uma chave de fenda. Depois, com uma chave inglesa, solte a parte de cima da torneira e remova o pino central. Encaixe a borrachinha e monte a torneira de volta.

6. Instalação de máquina de lavar roupa

Com o registro de água desligado, vá até a torneira específica para a máquina de lavar e passe veda-rosca nela, rosqueando a mangueira da máquina. Se não tiver essa torneira específica, rosqueie na torneira do tanque e depois passe fita para firmar. Depois encaixe a mangueira de saída de água suja e pronto.

7. Pintura das paredes

Na loja de materiais de construção você terá orientação sobre o tipo de tinta que deverá comprar, de acordo com o tipo de área a ser pintada: interna, externa ou úmida. Coloque jornal no piso e nos rodapés para não manchar, prendendo com fita crepe.

Compre uma lixa 100 para alisar a parede que vai receber a tinta e depois que lixar tudo, passe um pano para remover a poeira. Com um rolo ou pincel, passe a primeira demão de tinta, deixe secar por pelo menos 4 horas e passe a segunda demão. Depois é só fazer os acabamentos com um pincel menor.

8. Remover os mofos

Os mofos podem aparecer por conta de uma infiltração, então neste caso é melhor que o foco do problema seja resolvido por um profissional. Mas depois, para remover as manchas que o mofo deixou, espere a parede secar, misture em um recipiente metade de água e metade de vinagre, esfregue por cima de todo o mofo e depois limpe com um pano molhado.

9. Cobrir buracos na parede

Quando móveis suspensos ou quadros são tirados da parede, não fica legal deixar o buraco lá. Então, para cobrir, use massa corrida, passando sobre o buraco com uma espátula. Deixe secar por 3 horas e depois passe uma lixa fina para nivelar com a pintura da parede.

10. Colocar papel de parede

Renovar o ambiente pode ser simples com papel de parede, sem precisar de tinta. Você vai precisa de paciência para fazer a colagem sem deixar partes enrugadas, mas não é difícil. Escolha entre papel vinílico ou de PVC, limpe e seque bem a parede antes da aplicação e então cole, com o próprio adesivo do papel ou com cola em pó ou gel, próprias para este fim.

Dica: monte sua caixa de ferramentas

Para a maioria destes reparos e instalações você vai precisar de ferramentas simples, por isso monte a sua caixa de ferramentas para ter tudo à mão. Não sabe o que é mais importante ter na sua caixa?

Então leia o artigo Como montar uma caixa de ferramentas básica que preparamos para te ajudar.

Seja o primeiro a avaliar!


Adicionar aos favoritos

15 mar 2018


Por Priscilla Riscarolli
Anuncie