Festa Junina em Campina Grande

  As Festas juninas são festividades folclóricas de muita tradição  no Brasil, as quais  tiveram origem desde os tempos coloniais e são comemoradas especificamente no  mês de junho. Depois do  carnaval, é um dos festejos mais populares e esperados. São  vários os ingredientes que se unem para conformar uma celebração cheia de cores e  alegria. Dentre os elementos mais importantes que compõe a festa, destacam-se  as quadrilhas, fogueira, Comidas e bebidas típicas, os fogos de artifício e diversas  brincadeiras.

 

 

Quadrilha

  Apesar de realizadas em todo o Brasil, é na região Nordeste - em especial nos  estados de Pernambuco e Paraíba - onde acontecem as maiores e mais importantes  Festas juninas. A festa junina de Campina Grande na Paraíba é conhecida por ser o  maior São João do mundo. É um grandioso evento que teve início em junho de 1983  e  que dura trinta dias consecutivos. Devido às constantes melhorias feitas a cada  ano  na organização e realização deste popular evento, esta festa tem sido um verdadeiro  sucesso e motivo de orgulho para os habitantes desta região.

 

 

 

Maior São João do Mundo

  Nesta época do ano, os hotéis em Campina Grande lotam  rapidamente devido ao  grande fluxo de visitantes que chegam de  todas as partes do Brasil e do  mundo. Campina Grande conta com  uma infraestrutura pronta para abrigar e divertir  milhares de  pessoas  em busca de diversão, boa comida e muito forró.

 

 

 

 

Parque do Povo

  O evento atrai uma média de cem mil pessoas por noite e conta  com mais de  trezentas barracas, bares e restaurantes, além de  seis grandes palcos montados  para shows e para dançar forró. Uma das principais atrações é a Locomotiva  Forrozeira, um  passeio em um trem enfeitado até o distrito de Galante, um belo      povoado cheio de turistas onde a alegria se respira nas ruas. A Locomotiva conta com  bar e banheiro em cada um dos vagões,  além de atendimento  médico, equipe  de  segurança e, óbvio, muito forró!

 

 

Expresso do Forró

  Outra atração é o Casamento Coletivo, que acontece no dia de  Santo Antônio, o  santo casamenteiro. A prefeitura financia a  união de pessoas com baixo poder  aquisitivo para que possam  realizar seu sonho.

 

 

 

 

Casamento Coletivo

  Também destaca-se a Vila da Nova Rainha, uma reprodução da  época em que a  cidade era uma tranquila vila. O local é composto  por quinze casinhas, uma igreja e  um coreto, onde os turistas podem comprar artesanatos feitos com diferentes  matérias-primas. No pátio das casinhas é onde acontecem as tradicionais    brincadeiras como o pau-de-sebo, corrida de saco e de jegue, adivinhações, entre  outras.

 

 

 

Vila da Nova Rainha

  Se o que você procura é divertir-se ao máximo e ter as mais  agradáveis  experiências e inesquecíveis lembranças, visite Campina Grande e venha conhecer a  mais famosa festa de São João. A cidade te acolherá com os braços abertos e você  voltará para casa com um grande sorriso nos lábios.

 

 

 

 

Fonte: www.bestday.com.br/Editorial/Campina-Grande/

Capa: www.passeios.org/festas-tipicas/sao-joao-de-campina-grande-2017/